fev 20

ESTA É A HISTÓRIA POR TRÁS DO MARAVILHOSO DIOR QUE LEVOU A PRINCESA MARGARET NO SEU 21º ANIVERSÁRIO

O vestido fotografado por Cecil Beaton é o principal protagonista da exposição do museu Victoria & Albert dedicado ao designer francês.

De todos os vestidos que Margaret da Inglaterra usou ao longo de sua vida, e a irmã da rainha Elizabeth II tinha muitos e muito elegantes, sua favorita era o Dior branco com quem, em 1951, posou para a câmera de Cecil Beaton, a pessoa encarregada de fotografá-la para seu aniversário de 21 anos. A peça, um vestido de tule branco e bordado com borboletas coloridas, de um ombro só e adornado com um cinto branco, é agora a estrela da exposição sobre Christian Dior que foi inaugurada nesta sexta-feira no Museu Victoria & Albert, em Londres. com o título Christian Dior: Designer of Dreams.

Um exemplo de New Look de Christian Dior, o vestido pode ser admirado na sala dedicada ao fascínio que este designer francês sentia pelo Reino Unido. “Não há país no mundo, além do meu, cujo estilo de vida eu goste mais. Eu amo as tradições inglesas, sua educação e sua arquitetura. Eu gosto mesmo de comida britânica “, declarou Dior em uma ocasião. Claro, ele não era indiferente ao glamour da monarquia britânica, particularmente a da elegante princesa Margaret.


Como é mostrado na exposição, ambos se conheceram durante a primeira viagem oficial a Paris da irmã de Elizabeth II, que a jovem princesa aproveitou para visitar o atelier Dior. Em 1950, um dia de seu primeiro desfile de moda em Londres, o estilista retribuiu seu interesse oferecendo um convite vip para a princesa Margaret, a rainha e outros membros da corte, como a princesa Olga da Grécia ou a duquesa de Kent.


Dior, ficou impressionado com o estilo e charme de Margaret. Ela, por outro lado, tornou-se um cliente fiel da maison, algo que em 1957 Christian Dior lhe agradeceria com um lenço de seda assinado. Em 1954 e 1958, a princesa foi também convidada de honra nas apresentações de suas coleções que ela ofereceu no Palácio de Blenheim.