ago 27

MAQUIAGEM MASCULINA: UMA TENDÊNCIA EM EXPANSÃO??

A Chanel acaba de anunciar o lançamento de Boy, a sua primeira linha de maquiagem exclusivamente masculina, mas não é a única marca a defender um mundo onde a beleza não olha o género, mas antes à atitude. A NBR foi investigar o que significa, afinal, esta mudança de paradigma numa indústria tradicionalmente feminina.

Será uma loucura imaginar uma rotina de grooming que inclua uma base para o rosto, um corretor para as olheiras e um lápis para as sobrancelhas? O mercado, surpresa ou não, parece estar a dizer-nos precisamente o contrário.

Em 2017, a marca de cosméticos chegou à gigante do e-commerce ASOS com uma variedade de produtos pensados especialmente para os consumidores masculinos, que incluem, entre outros, uma máscara de pestanas com o conveniente nome de Manscara, uma base líquida com uma fórmula leve para corrigir imperfeições como borbulhas e cicatrizes ou uniformizar tons de pele, um corretor de olheiras ou um pó bronzeador.

De acordo com um estudo conduzido pelo grupo de consultoria Mintel em 2016, perto de metade dos homens residentes no Reino Unido disseram usar cuidados de rosto como parte das suas rotinas diárias, e 59% dos inquiridos concordavam que a aparência física é um aspeto muito importante. Os dados eram ainda comprovados por um estudo de mercado conduzido pela empresa Euromonitor, que destacava o crescimento de produtos masculinos nas indústrias da Beleza e da Moda desde 2010, sugerindo que os homens têm vindo a interessar-se cada vez mais por aperfeiçoar a sua própria aparência.

https://youtu.be/CwHj76DU8Ec

Ainda que lentamente, mas de forma cada vez mais notória, a indústria dos cosméticos parece estar indo para onde a beleza, como tradicionalmente a conhecemos e mostrando que  não é um espaço exclusivamente feminino, diante de um mundo onde disfarçar uma pequena imperfeição ou potenciar um traço do rosto com um pouco de pó é tão normal como fazer a barba ou cortar o cabelo.

Tom Ford, um dos pioneiros na categoria de maquilhagem masculina com a linha Tom Ford Beauty For Men, que apresenta produtos práticos como um gel de sobrancelhas incolor, um corretor em stick, um bálsamo labial e um gel bronzeador, têm reunido esforços para criar linhas de maquilhagem especialmente pensadas para o homem

 

Com a notícia do lançamento de Boy, uma linha de maquilhagem pensada para o consumidor masculino, a maison Chanel é a mais recente marca a juntar-se à tendência crescente. “Boy de Chanel é um nome que reflete a essência da masculinidade nos dias de hoje: um conceito livre de restrições, uma fluidez, uma arte de viver, um estado de espírito”, escreveu a marca num comunicado à imprensa.

Composta por três produtos num packaging elegante em azul noite, a linha Boy concentra apenas os essenciais, com texturas intuitivas e fórmulas de longa-duração, que prometem um efeito natural, ao mesmo tempo que corrigem e disfarçam imperfeições. Criados com o intuito de serem um boost de confiança, Le Teint, uma base fluida com efeito segunda-pele e SPF 25 para energizar, refrescar e proteger a pele, Le Baume Lèvres, um bálsamo labial em stick que protege, suaviza, matifica e hidrata os lábios, e Le Stylo Sourcils, um lápis disponível em quatro tons para preencher e definir as sobrancelhas de forma natural, são as primeiras propostas masculinas da Chanel, que irão chegar exclusivamente ao site e-commerce em novembro, e às lojas da marca em janeiro de 2019

Apesar do futuro da tendência ainda ser incerto, a única certeza é que está em claro crescimento. Outra certeza que temos é esta: depois de experimentarem a sua própria versão do poder mágico que um corretor de olheiras ou um gel de sobrancelhas podem ter na pele, os homens que sempre usam umas dessas  frases: “porque é que colocas essas coisas todas na cara?” ou “só vamos ao supermercado, precisas mesmo de maquiagem?” nunca mais serão os mesmos.